Batata Rosti – Um clássico redescoberto

batata-rosti

Batata Rosti é um daqueles preparos que, vão e vêm, voltam aos cardápios da estação. A despeito do temperamento das tendências gastronômica da época, sugiro que dê uma chance a esta delícia. Como acompanhamento ou prato principal tenho certeza de que você vai encontrar um lugar pra ela em seu cardápio…

INGREDIENTES:

06 batatas médias

2/3 de xícara (chá) de cebolinha verde picada fininho

½ xícara (chá) de cebola cortada miudinho

½ xícara de parmesão ralado na hora (fininho)

02 colheres (sopa) de azeite de oliva ou de manteiga clarificada (Ghee)

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora

Noz moscada ralada na hora

PREPARO:

Lave e descasque as batatas.

Em uma tigela funda passe as batatas na parte grossa do ralador. Coloque uma pitada de as, misture e deixe descansar por 10 minutos.

Sobre a tigela, abra um pano de prato limpo e vire as batatas raladas no centro. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e leve para pia. Esprema bem para extrair o excesso de água das batatas. Esta etapa é indispensável, pois evita que a batata grude na frigideira na hora de fazer a Rosti.

Descarte toda a água.

Volte as batatas para tigela e tempere-as com sal,  a pimenta-do-reino e a noz moscada. Junte o queijo, a cebolinha e a cebola e misture bem.

Leve ao fogo baixo uma frigideira grande  (30 cm de diâmetro) e derreta metade da manteiga, ou junte a metade do azeite. Gire a frigideira de modo a untar todo o fundo e as laterais.

Mantenha a frigideira em fogo baixo e distribua as batatas raladas até cobrir todo o fundo da frigideira. Com uma espátula de silicone pressione as batatas na superfície de modo a deixar o preparo mais compacto e uniforme. Com a mesma espátula modele as laterais de modo a deixar o Rosti bem delicado e uniforme.

Deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Atenção, pois a próxima etapa é delicada e pode assustar um pouco aos iniciantes. Respire fundo e encha o peito confiança e vá em frente!

Deixe a mão um prato raso grande para essa etapa.

Com a espátula de silicone vá modelando e soltando as laterais da Rosti, faça um movimento circular com a frigideira para se certificar de que a batata esteja solta. Deslize a batata para o prato raso com delicadeza e precisão. Volte a frigideira para o fogo baixo e coloque a outra metade da manteiga e do azeite e repita o processo de untar o fundo e as laterais da frigideira. Descarte o excesso de gordura.

Cubra as batatas no prato com a frigideira. Não esqueça de usar luvas adequadas para manejar objetos quentes. Em um movimento rápido vire a batata de volta para a frigideira.

UFA! Pode limpar o suor da testa, pois o pior já passou!

Volte ao fogo baixo, repita o nivelamento da superfície e a modelagem da lateral da batata com a espátula de silicone. Deixe por mais 10 minutos, até que fique bem dourada.

Sirva imediatamente. Pode servir diretamente da frigideira ou deslize sobre um prato redondo raso próprio para servir.

DICAS:

A Batata Rosti pode ser o prato principal, acompanhada de uma saladinha de folhas frescas regadas com azeite de oliva de qualidade. Ou pode ser usada como acompanhamento de assados.

Esse é o preparo básico da Rosti, você pode mudar os temperos conforme sua preferência, usar páprica, substituir a cebolinha por tomilho, a imaginação é o limite.

Também é possível rechear a Rosti, neste casa coloque a primeira metade da batata, nivele e modele as laterais, junte o recheio e depois cubra com a segunda metade das batatas e modele novamente.

Os recheios não podem ser líquidos, para não vazar e grudar ou até desmanchar a Rosti. Mesmo assim é possível rechear com uma variedade bem grande de ingredientes como por exemplo, fatias finas de calabresa refogada com cebola, mussarela e presunto ralados, frango desfiado temperado… Lembre-se: o limite é a sua imaginação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s