Chilli com Feijão

chilli 4

O prato que conhecemos aqui no Brasil como Chilli, o cozido de carne moída com feijão, leva o nome da pimenta com a qual é feito o famoso molho de pimenta Tabasco. Também conhecida como por pimenta-cumari ou peperoncino, a pimenta pode ser consumida inteira, desidratada ou em pó. É tão forte que se aconselha prudência na hora de manusear o fruto fresco, para evitar queimaduras.

Originalmente era apenas um cozido de carne picadinha na ponta da faca, repleto de especiarias e temperado com molho de chilli.Não tinha feijão como na receita que caiu no gosto dos brasileiros. Mas a receita foi ganhando algumas variações, entre elas a inclusão do feijão cozido e carnes como peru. Independente das variações, como o tipo de carne usada ou do feijão, três coisas dão ao prato suas características mais marcantes: o uso da pimenta chilli (claro!), pimentões e coentro.

Para acompanhar e guarnecer o chilli costuma-se servir tortilhas de milho, coentro fresco picadinho, tomate picadinho, lascas de abacate, cebola picadinha, queijo cheddar ralado grosso… E por aí vai… Aqui em casa, no dia-a-dia, usamos só a tortilha de milho, mas se você for receber uma galera fica bem bacana preparar esses acompanhamentos em potinhos separados e deixar a disposição e gosto dos seus convidados.

Segue a receita:

INGREDIENTES:

500g de carne moída (patinho)
150g de bacon cortada em cubinhos bem pequenos (sem o couro)
400g de feijão rosinha ou carioquinha
02 cebolas cortada miudinho
01 cenoura lavada e cortada em cubinhos de 0,5cm
½ pimentão amarelo cortado em cubinhos
½ pimentão vermelho cortado em cubinhos
01 maço de coentro lavado e cortado miudinho
01 maço de cebolinha verde lavado e cortado bem fininho
04 dentes de alho picadinhos
01 lata de tomate pelado
Pimenta chilli desidratada e moída
02 folhas de louro
Sal
Óleo de canola

PREPARO:

Deixe o feijão de molho por cerca de 04 horas antes de começar o preparo.
Escorra e enxague o feijão. Coloque o feijão na panela de pressão e cubra com água até aproximadamente 07cm acima da superfície. Deixe cozinhar em fogo alto até que pegue pressão. Quando pegar pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue e deixe a panela tampada até que a pressão escape naturalmente.
Aqueça em fogo alto uma panela grande o suficiente para todo o preparo. Junte um fio de óleo e o bacon, refogue até dourar. Retire o excesso de óleo e junte a carne moída. Refogue até que seque toda água e comece a dourar. Junte a cebola, o alho e louro. Refogue ligeiramente. Junte metade dos pimentões e refogue. Escorra o tomate pelado e coloque o molho na carne.
Pique o tomate grosseiramente e junte com a carne. Encha a lata do tomate com água e coloque na carne. Tempere com sal, um pouco de pimenta e metade do coentro e da cebolinha. Deixe a panela semi-tampada e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 01 hora mexendo ocasionalmente e juntando pouquinhos de água se necessário. O molho não deve secar, mas deve ficar bem encorpado. Depois de uma hora comece a juntar o feijão. Com uma espumadeira vá tirando os grãos da panela e juntando a carne mexendo com delicadeza.
Coloque uma concha do caldo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 20 minutos.
Ajuste o sal, a pimenta chilli, junte o restante dos pimentões, do coentro e da cebolinha e mais caldo do feijão (se necessário).
Sirva pelando de quente!

As guarnições são servidas a parte.

ALERTA! O chilli pode ser viciante! E fica ainda mais gostoso quando compartilhado com aqueles que amamos!

Bom Appétit!

Anúncios

2 thoughts on “Chilli com Feijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s