Ceviche

ceviche II

Ceviche é um daqueles pratos que caíram no gosto da turma da gastronomia nos últimos anos… e não foi à toa, o negócio é bom pácas! E simples de fazer, exige alguns cuidados, claro, como usar um peixe bem fresco, aliás, TODOS os ingredientes bem frescos! Afinal será servido cru. Também é importante servir assim que estiver pronto, esse definitivamente não é um prato para esperar.

INGREDIENTES:
500g de filé de St Peter
1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano
1 xícara (chá) de suco de limão Taiti
1 xícara (chá) de tomate-cereja partido ao meio
1 cebola roxa picada em tiras fininhas
1/3 de xícara de pimentão amarelo picado em cubinhos
1/3 de xícara de pimentão vermelho picado em cubinhos
05 colheres (sopa) de azeite
01 xícara de cheiro verde (coentro e cebolinha) picadinhos
01 dente de alho
01 pitada de pimenta calabresa
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO:
01. Numa tábua, corte os peixes, no sentido do comprimento, em tiras de 01 cm de espessura. Depois corte as tiras em cubinhos. Coloque-os numa tigela e regue com o suco do limão Taiti e com metade do azeite. Misture bem e cubra com filme e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos.

02. Após 1 hora e 30 minutos, retire o peixe da geladeira e acrescente a cebola, os tomates-cereja e o pimentão. Rale o dente de alho e misture delicadamente. Leve à geladeira por mais 30 minutos.

03. Em seguida, retire e escorra todo o líquido que se formou. Tempere com o sal, pimenta-do-reino, a pimenta calabresa, coentro, o restante azeite e o suco de limão Siciliano. Misture delicadamente para não quebrar o peixe.

04. Sirva imediatamente acompanhado de tortilhas, torradinhas, pão sírio tostado ou grissinis.

DICAS E SEGREDINHOS: 

Você pode variar o tipo de peixe, linguado e salmão ficam muito bons. Camarão e lagosta também são opções interessantes e resultam em um ceviche delicioso.

Também é permitido misturar tipos diferentes de peixe, apenas tenha o cuidado de fazer a etapa 01 (temperar com o limão) e 02 separadamente para cada tipo e junte tudo na última etapa.

Na etapa 03 algumas pessoas gostam de usar um pouco de leite de coco. Euzinha aqui não gosto muito… acho que sem o leite de coco o prato fica mais leve e fresco… mas, ei! , teste aí e veja o que acha…

Ingredientes como frutas também dão um charme bacana: kiwi, manga, abacate, gomos de laranja e abacaxi são as mais indicadas. Use frutas não muito maduras e bem firmes, elas podem ser servida em cubinhos misturada ao seviche, ou servidas fatiadas ao lado. Pepino picadinho ou rabanete também podem ser usados.

Cuidado para escolher um ou outro ingrediente, coisa demais acaba ficando com gosto de coisa nenhuma.

Fique esperto!!! Aqui no Brasil o coentro é mais usado nas regiões Norte e Nordeste, um tanto no Centro Oeste e causa algum estranhamento aos naturais do Sul e Sudeste… No entanto, acredite, gostando ou não do coentro em outras preparações, no ceviche ele é essencial! Limão e coentro são a base do tempero e a identidade principal do prato.

É isso… Espero que gostem!

Bon Appétit!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s