Suspiro

suspiro

SUSPIROS:

A doçaria brasileira tem alguns doces que além de deliciosos têm nomes muito fofos: toucinho-do-céu, maria-mole, bicho-de-pé, cueca-virada, pé-de-moleque e por aí vai… O suspiro é um deles, e talvez um dos meus favoritos. Adoro quando aquela doçura toda derrete na boca…. uma delícia digna do nome SUSPIROS… e pensar que é uma mistura de praticamente dois ingredientes apenas: clara e açúcar.

Apesar de ser bem simples, barato e fácil de fazer eles têm seus segredinhos para ficarem perfeitos. Vou passar agora a receita básica bem como as dicas e “pulo do gato”.

INGREDIENTES:

05 claras

15 colheres de sopa de açúcar

01 colher de sopa de amido de milho

raspas da casca de 01 limão

PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 150°C. Se o seu forno começa em temperaturas superiores coloque o cabo de uma colher de pau na porta

suspiros e farinha

Forre dois tabuleiros retangulares grandes com papel vegetal com a parte encerada para cima.

Bata todos os ingredientes (exceto as raspas de limão) até atingir ponto de picos firmes (quando levantamos o batedor da batedeira as pontas que levantam ficam firmes).

suspiro 2

Junte as raspas de limão e misture bem com uma espátula do tipo “pão duro”.

 

Coloque o merengue em um saco de confeiteiro com bico de pitanga e faça pitangas nos tabuleiros deixando um espaço de cerca de 01cm entre os docinhos.

suspiro-monta-encanta5

Leve ao forno pré-aquecido e deixe por cerca de trinta minutos. Se a distribuição de calor de seu forno não for uniforme depois de 15min de forno vire a assadeiras para assar por igual.

Quando estiverem assados (devem estar com uma casquinha crocante por fora, mas ainda macios por dentro)  desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem dentro do forno. Essa parte é muito importante, não tirem do forno até que atinjam a temperatura ambiente.

Depois de estarem completamente frios guarde em latas ou vidros com tampa hermética.

Os suspiros podem ser coloridos com gotinhas de colorante alimentício de sua preferência. Eu prefiro usar os colorantes em gel.

O sabor também pode ser substituído, trocar as cascas de limão por cascas de laranja, ou gotinhas de baunilha, água de rosas… O limite é a imaginação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s