Biomassa de Banana Verde

Este último ano tenho feito diversos teste usando a biomassa de banana verde, e tenho que dizer que cheguei a resultados excelentes! Então chegou a hora de compartilhar as receitas mais que testadas com nossos leitores…

Hoje começaremos com a BIOMASSA propriamente dita…

foto 1 (1)

A BIOMASSA DE BANANA VERDE é um tipo de pasta obtida através do cozimento da banana verde. Pode parecer algo bem sem graça ou estranho, mas na verdade esta massa tem sabor absolutamente neutro, podendo ser usado em doces e salgados. Em termos culinários a biomassa é um substituto fantástico para engrossantes como amido de milho e farinha de trigo, e pode substituir o creme de leite em receitas clássicas como estrogonofe. Entre os testes que fiz, os melhores resultados que consegui foram com o brigadeiro de biomassa, como cobertura para cupcakes e como substituto do creme de leite em sopas cremosas e molhos.

A preocupação com o sabor e aparência das minhas receitas é uma constante em meu dia-a-dia na cozinha, e a biomassa foi uma descoberta fundamental para atender  ao publico vegano, alérgicos a lactose e celíacos. Mas a biomassa pode e deve ser consumida por qualquer um que queira aderir a uma dieta mais saudável. Além das propriedades culinárias, a massa de banana é a nova queridinha das nutricionistas, isso por que seu consumo favorece o emagrecimento  e a boa digestão já que é rica em AMIDO RESISTENTE. 

A parte mais difícil no preparo da biomassa é conseguir comprar a banana no ponto certo… A maioria dos mercados e hortifrutis colocam as bananas a venda depois que elas começam a amadurecer e, para o preparo da massa, é necessário que a banana esteja bem verde. Sugiro que comprem em feira livre ou CEASAS, de preferência orgânicas.

INGREDIENTES:

foto 2 (1)

12unidades de banana prata ou nanica MUITO verdes

água

PREPARO:

Solte as bananas da penca com cuidado para nao romper a casca e contaminar a fruta.

Lave as bananas em água corrente e use uma escovinha própria para vegetais para limpar bem a casca.

Coloque as bananas em panela de pressão e cubra com água.

Tampe e leve ao fogo alto até que pegue pressão. Depois de pegar pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10minutos. Desligue e deixe que a pressão escape naturalmente da panela.

Abra ainda quente, descasque as bananas e passe no processador de alimento com duas colheres de sopa da água do cozimento. Provavelmente você terá que fazer em etapas, pois não as bananas não cabem todas de uma vez nos processadores. Congele a biomassa em forminhas de gelo para que fique mais fácil usar pequenas porções. Depois de congelada, solte os cubinhos de massa e armazene em saco plástico fechado.

É importante finalizar o processamento com as bananas bem quentes, caso contrário elas endurecem e não conseguimos processar.

A biomassa pode ser usada para dar cremosidade e liga a várias preparações. Por esses dias eu publicarei as receitas usando a biomassa… aguardem!

 

 

Anúncios

One thought on “Biomassa de Banana Verde

  1. Pingback: Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde – Vegan | Panela Dela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s