Pão de Queijo

pão de queijo 2

Tem coisas que você só deve se aventurar a fazer se estiver com muita disposição… Pão de queijo com certeza é uma delas. Dá um certo trabalho, exige um tantinho de força, suja uma porção de coisas… Mas se você tiver a motivação e o tempo necessários garanto que vão ficar muito felizes com o resultado…

Antes de passarmos a receita, sugiro que leiam com calma todas as etapas antes de se jogarem nas panelas! Cada passo é importante e faz uma enorme diferença acertar tudo.

INGREDIENTES:

500g polvilho doce

300g polvilho azedo

440g queijo minas padrão ralado fino

220g queijo parmesão ralado fino

550mL leite integral

110mL óleo milho/canola

5 ovos caipiras pequenos

30g manteiga sem sal

Sal a gosto

PREPARO:

Depois de pesados, peneire os secos (POLVILHOS), sempre tem algumas “bolinhas” duras que não dissolvem na massa e comprometem a qualidade dos resultados. Reserve.

Em uma panela grande, de fundo grosso,  misture o leite,  o óleo, e a manteiga. Leve ao fogo e deixar ferver. Abaixe o fogo.

A PRÓXIMA ETAPA EXIGE UM POUQUINHO DE AGILIDADE E ATENÇÃO. UMA LEITORA QUERIDA ALERTOU-ME QUE ALGUMAS COISAS DERAM ERRADO NESSE PASSO E EU PERCEBI QUE NÃO TINHA SIDO MUITO CLARA NA EXPLICAÇÃO… DE MODO QUE EDITEI PARA FICAR MAIS CLARO…

Junte os secos a mistura de leite , não jogue tudo de uma vez mas seja ágil e vá mexendo com vigor e cuidado.  Essa etapa é chamada de “escaldar” o polvilho. Desligue o fogo. Esse processo é bastante rápido, não dever ficar no fogo muito tempo para não queimar. A mistura fica feia e empelotada, é assim mesmo!  O momento de misturar direitinho é na próxima etapa.

SOVA: Você pode fazer a “sova” manualmente, mas sugiro que faça em batedeira planetária com a hélice de gancho, própria para massas pesadas. Se for fazer manualmente tenha cuidado pois a mistura estará bem quente. É preciso misturar bem e deixar a massa homogênea. Sove até que fique morna.

Quando conseguir deixar a mão na massa sem se queimar é o momento de acrescentar os ovos.

Esta etapa pode ser meio desesperadora, pois parece que eles não serão absorvidos, mas serão. Tenha calma e paciência, coloque um por um, misturando por completo antes de colocar o próximo.

A próxima etapa é juntar os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.

Depois de bem misturado os queijos experimente a massa e corrija o sal. Não coloque o sal antes, pois uns queijos são mais salgados que outros e você pode colocar a perder todo o trabalho.

Quando pronta a massa fica bastante pegajosa, sugiro levar a geladeira, coberta com filme plástico, por pelo menos quatro horas antes de fazer as bolinhas.

Na hora de enrolar unte as mãos com óleo.

Agora uma dica… Como é uma receita trabalhosa eu costumo fazer em dobro e congelar. Também prefiro congelar os pães antes de assar, acho que assim eles preservam mais a forma.

Para congelar disponha as bolinhas em uma assadeira untada e leve ao freezer por 12 horas, depois solte os pãezinhos em um saco plástico tipo zip lock e deixe no freezer. Asse as quantidades que for consumir.

Para assar:

Aquecer o forno em 180ºC.

Unte a assadeira, distribua as bolinhas ainda congeladas (deixando espaço entre elas).

Asse  por 25-30 minutos.

O rendimento depende do tamanho dos pãezinhos. Eu costumo usar uma colher de sobremesa como medida e deste modo a receita rende cerca de 40 unidades.

Depois me contem o resultado!

Anúncios

11 thoughts on “Pão de Queijo

  1. Pingback: Polvilho… Doce ou Azedo??? | Panela Dela

  2. Oi, tentei fazer essa receita ontem. Na parte de escaldar os polvilhos, fui acrescentando vagarosamente, como dito na receita e mexendo bem. Quando estava na metade do processo, já não havia mais líquido no qual escaldar, e os secos não agregavam mais. Foi uma pena, pois queimou um pouco no fundo da panela, e houve bastante desperdício (quando passei pra batedeira, deixei um pouco do polvilho seco pra trás). Lá pela adição do terceiro ovo, começou a lembrar a textura de pão de queijo, mas depois de assados, eles ficaram meio duros. Poderia dar uma conferida se as quantidades de leite e óleo estão certinhas, ou se não faltou algum ingrediente, como água? Obrigada.

    • Oi Jéssica,

      Desculpe demorar em responder. Férias! Sabe como é…
      Então… Olhei o seu comentário e voltei correndo no post para ver o que poderia estar errado.
      Olha só, as quantidades são essas mesmo, mas acho que não expliquei muito claramente essa etapa na receita. Agradeço o comentário, foi uma ótima oportunidade de rever e esclarecer para que outros leitores não errem também.
      Fiz uma edição no post que pode esclarecer o que aconteceu contigo… dá uma checada lá! Abs

  3. MARAVILHOSO! Fiz certinho a receita e ficou show. Para melhorar ainda mais, coloquei um quadradinho de goiabada dentro dos meus pãezinhos.
    Só errei no sal… foi pouco. Mas na próxima acerto. Pq, com certeza, farei novamente! 😀

    • Que bom que você gostou Eline!
      O sal é sempre uma questão importante quando estamos fazendo o pão de queijo, pois uns queijos são mais salgados que outros… é preciso só um pouquinho de prática e vc não vai errar mais.
      Goiabada e queijo não tem como ficar ruim! hehe adoooro! uma dica apenas, para quando for assar o pão de queijo recheado (com qualquer recheio), use assadeira untada e esfarinhada para evitar que, caso vaze um pouquinho, os pãezinhos não grudem. Abs

  4. Bom dia! Tentei fazer a receita e no escaldamento do polvilho aconteceu a mesma situação relatada acima, ou seja, aparentemente, faltou liquido pois sobrou muito polvilho seco. Seria possível um video desta fase da receita? Obrigado!

    • Oi Luciano,
      Pão de queijo é uma receita meio chatinha mesmo quando executamos pela primeira vez. Não tenho um vídeo da receita, mas sugiro que você repita mais algumas vezes seguindo as instruções e observações do post que tenho certeza de que você vai acertar.
      Abraços e boa sorte na cozinha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s