Congelando ervas frescas

ervas frescas 1

Ok, você pode estar se perguntando, se o objetivo é usar ervas frescas qual a razão para congelar? Ou por que não usar ervas secas?

Vamos começar pela segunda pergunta… Ervas frescas e secas tem sabores diferentes e a opção por uma ou outra é mais uma questão de preferência pessoal. As secas tem sabor mais concentrado e são muito boas para marinadas, carnes vermelhas e preparações de cozimento lento. Já as frescas são melhores para finalização e para dar frescor aos pratos. A maioria deve ser adicionada, ou reforçada, no final da preparação para manter seu sabor mais marcante.

E chegamos ao segundo ponto… Por que congelar as ervas frescas? A questão é que nem sempre podemos usar o maço todo e seria um pecado desperdiçar essas delícias. Algumas ervas como o alecrim e o tomilho podem ser apenas colocas em um saquinho, tirar bem o ar, fechar e congelar diretamente. Já as folhas mais delicadas como salsinha, cebolinha, manjericão, coentro e sálvia exigem um pouco mais de cuidado. Algumas pessoas simplesmente picam, embalam e congelam, mas elas adquirem um sabor de “passadas” e podem arruinar a preparação.

Então vamos a minha dica para congelamento de ervas frescas, em especial as mais delicadas que citamos ainda ha pouco. Depois de lavar e secar cuidadosamente as ervas, você deve picá-las do tamanho que costuma usar. Pique as variedades em separado. Coloque um fio de azeite mínimo em uma frigideira e aqueça por dois minutos, junte a erva picada e refogue ligeiramente. Coloque o refogado em forminhas de gelo, deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve ao freezer. Do mesmo jeito que fizemos com as polpas de frutas. Deixe por 24 horas e depois solte os cubinhos em um saquinho para congelamento, feche bem, coloque uma etiqueta de identificação e volte para o freezer.

Eu sugiro fazer o processo separado para cada uma das ervas, mas caso prefira pode fazer um “mix” e congelar junto.

O mesmo processo também é indicado para congelar cebola, alho poró ou alho.

Por hoje é só… até mais!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s