Polpa de Frutas Feita em Casa

Polpa

Neste último verão meus filhos ficaram viciados em um desenho animado chamado “Regular Show”, eu confesso que não achei muita graça, mas… Enfim, como todo bom cartoon, o Regular tem uma trilha sonora que “gruda” na cabeça e quando você menos espera está pela casa cantarolando a dita cuja.  Nesta caso a estrofe é mais ou menos essa “o verão chegou/trazendo emoção/ prepare sua prancha e também o coração… ”   Depois trinta dias escutando diariamente não deu outra,  o verão para mim, a partir de agora, terá sempre gosto de frutas maduras e peixes, cheiro de praia e o som do Mordecai e do Rigby cantando ao fundo.

Se você ficou curioso clique no link e assista um episódio, mas já aviso que não me responsabilizo pelos efeitos colaterais! Mas posso te ajudar com a outra delícia do verão que é a abundância de frutas nesta época…

O post de hoje é menos uma receita e mais uma dica: POLPA DE FRUTAS FEITAS EM CASA.

As polpas de frutas compradas prontas estão cada vez mais diluídas e mais caras e já faz algum tempo que tenho feito as minhas próprias… As vantagens são muitas, podemos usar as melhores frutas da estação, não tem conservantes ou corantes, a concentração é muito maior e o custo menor. A maioria das frutas suportam bem o processo e o congelamento, as minhas preferidas são o maracujá, manga, goiaba, graviola, abacaxi, acerola, morango, cajá e siriguela.

Algumas dicas importantes:

Use o mínimo de água, apenas o suficiente para bater. Se seu liquidificador não aguentar o peso, use o processador de alimentos.

Para a goiaba, retire o miolo com as sementes e bata separadamente. A parte da semente deve ser batida apenas ligeiramente para não quebrar muito a semente.

No caso do maracujá, da siriguela ou de outras frutas que têm que ser batidas com a semente, o melhor é usar a função “pulsar” para evitar pedacinhos de sementes na polpa. E nesses casos é preciso coar.

Já a manga, abacaxi, morango ou graviola, depois de limpos e retirados os caroços podem ser batidas em velocidade máxima até que fique bem cremoso. Não precisa coar.

Depois de extraída coloque a polpa em forminhas de gelo, cubra com filme plástico e leve ao congelador ou freezer por vinte e quatro horas. No dia seguinte solte as os bloquinhos em saquinhos próprios para congelamento, coloque uma etiqueta ou fita adesiva na parte externa identificando o sabor, feche bem e volte para o congelador ou freezer. Na foto ilustrativa a fruta usada foi manga, e para duas forminhas deste tipo eu usei três mangas Tommy grandes e quase nada de água.

Depois disso é só se deliciar!

Anúncios

One thought on “Polpa de Frutas Feita em Casa

  1. Pingback: Congelando ervas frescas | Panela Dela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s