Arroz com Lentilhas e Cebola Frita (Mjadra)

mujadra 1

Alguns cozinheiros ocidentais consideram a lentilha um ingrediente típico da culinária “bicho-grilo” e, exceto pela tradição de comer o grão na passagem de ano, acabam deixando esta delícia na prateleira a maioria do ano.

Já eu, como sempre tive uma quedinha pela culinária árabe, onde ela é consumida cotidianamente e em várias preparações, adoro lentilha o ano inteiro.

Em minha temporada do Rio Grande do Sul tive o privilégio de conviver com uma família libanesa e de frequentar sua mesa de refeições várias e deliciosas vezes. Eu e a Mirna ficamos amigas e trocamos muitas receitas ao longo dos dois anos que fiquei por lá. O amor pela comida e por um bom café rendeu muitas tardes com aroma de essência de rosas e gostinho de snoubar (pinholes) torrados, e a doçura dos herist lauz, atayef e os meus preferidos, os delicadíssimos mahmol.

Hoje todos  voltaram para o Líbano, eu estou aqui no Distrito Federal e a saudade é muito maior do que a distância que nos separa. Mas continuo executando as receitas aprendidas com minha querida amiga, sempre lembrando de seu carinho, sua perícia e precisão quando estava na cozinha.

A receita que compartilho hoje com vocês é muito simples e fácil de fazer.  Eu me lembrei dela porque estamos naquela época do ano em que as lentilhas são lembradas (coitadinhas, tão gostosas) e elevadas a símbolo de sorte e prosperidade.

O arroz com lentilhas ao estilo libanês, ou Mjadra, é aromático e 0 sabor das cebolas caramelizadas e do toque de canela são sua principal característica. Acompanha muito bem qualquer prato típico das mesas festivas, é uma maneira bem gostosa de consumir a lentilha e um ótimo substituto para o, já manjadíssimo, arroz a grega.

Vamos a receita então…

MJADRA:

Ingredientes:

02 xícaras de arroz

1 e 1/2 xícara de lentilha escura

02 cebolas grandes

sal

pimenta do reino

canela em pó

salsinha e hortelã picadinhas (opcional)

02 colheres de sopa de azeite de oliva

água fervente

PREPARO:

Lave as lentilhas e deixe de molho apenas enquanto prepara os passos a seguir.

Corte as cebolas em cubos pequenos (algumas pessoas usam as cebolas cortadas em rodelas finas, mas é apenas uma questão de gosto pessoal). Reserve

Aqueça uma panela grande o suficiente.

Coloque o azeite de oliva e deixe aquecer por 01 minuto.

Junte as cebolas picadas e deixe a panela em fogo médio.

Esta a pegadinha da mjadra, as cebolas devem dourar por igual até uma cor de caramelo escuro, mas não devem ficar pretas! Para conseguir este objetivo não tem outro jeito, não pode tirar o olho da panela e deve mexer sempre. Não é preciso mexer sem parar, mas não dá para deixar a panela lá e ir dar uma checada no Face!

Quando a cebola estiver quase no ponto escorra as lentilhas e deixe drenando no escorredor.

Assim que a cebola estiver no ponto junte a lentilha e refogue ligeiramente. Coloque um pouco de água fervente. Apenas o suficiente para cobrir os grãos. Abaixe o fogo e deixe a água secar completamente. Novamente: não dá tempo de ir para frete do computador, tablet ou qualquer outro gadget que desvie sua atenção!

Depois de seca a água junte o arroz e refogue ligeiramente misturando os dois grãos diferentes. Coloque água fervente até que passe aproximadamente “dois dedos” da superfície do arroz com lentilhas. Coloque o sal, a pimenta e a canela em pó (mão leve nas especiarias, só uma pitadinha!).

Deixe a panela destampada até que a água seque até o nível do arroz, neste ponto solte os grãos com um garfo, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe secar a água.

Na hora de servir regue com mais um pouco de azeite de oliva e salpique a salsa e o hortelã por cima.

É isso… Espero que gostem!

Anúncios

One thought on “Arroz com Lentilhas e Cebola Frita (Mjadra)

  1. Pingback: Arroz com lentilhas e cebola frita | Gastronomices

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s