Dicas para um Natal saudável

prato natal

Com as festividades de fim de ano chegando a preocupação daqueles que estão na prática de hábitos alimentares mais saudáveis aumenta proporcionalmente a oferta de tentações.

A boa notícia é que com alguns cuidados e um pouco de atenção é possível aproveitar as delicias da estação sem causar estragos ao seu bom comportamento.

A primeira dica é: CUIDADO COM O TAMANHO DAS PORÇÕES. Uma das coisas de que mais gosto nesta época é arrumar uma mesa bem colorida e bonita. Mas vocês já repararam que normalmente os pratos são enormes, muito maiores do que o que seria necessário para comportar uma porção adequada para uma pessoa? Eu concordo com vocês, eles são tão lindos quanto exagerados e, sim, devem compor e alegrar nossa mesa. Agora…. A gente é que não deve enchê-los até as bordas! O que vale para nosso dia-a-dia vale também para as festas. Sirva-se de porções pequenas e assim poderá se deliciar com todas as iguarias sem grandes excessos.

saudável

A segunda dica de hoje é ESCOLHA COM SABEDORIA! Junto com todas as delícias típicas da época sempre servimos outras “coisinhas” para completar a mesa como uma tábua de frios, pastas, pães diversos, azeitonas, ovinhos de codorna e castanhas. Bom, essa é a grande pegadinha, se começamos a festa já nesta etapa consumindo distraidamente tudo que nos é colocado diante dos olhos, na hora da ceia já teremos ingerido muito mais do que o necessário em nutrientes e calorias e certamente nos excedido bastante no sal e açúcar. Preste atenção ao que está levando a boca! E reserve sua cota diária de consumo para aqueles itens realmente interessantes e deliciosos da noite. Quem precisa se entupir de ovos de codorna e azeitona quando será servido um delicioso peru ao molho de laranja?

frutas

E a terceira e última dica de hoje é AS FRUTAS NÃO SÃO APENAS ENFEITES! É isso aí… As frutas são arranjos maravilhosos e sem dúvida dão a mesa um charme especial, mas elas também fazem parte da refeição e estão livres para serem consumidas. Adoro aproveitar essa época para fazer uma extravagancia e comprar alguns agradinhos, com os quais não tenho coragem de gastar ao longo do ano como damascos frescos, pêssegos, ameixas, lichias e as cerejas frescas. E não tenham dúvida, na minha casa o arranjo de frutas vai todo para a pança da turma! Saudável e gostoso…. Do jeitinho que a gente gosta!

Por hora é só…

Acompanhem o blog e o Projeto Sabor e Saúde este mês, estaremos cheios de dicas e receitas para vocês.

Abraços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s