Iogurte Caseiro

iogurte 2

Iogurte Caseiro

Como já falamos anteriormente aqui no blog, as marcas de iogurte que encontramos no mercado podem ser tudo, menos o alimento “natural” que elas afirmam ser. Cada vez mais corantes, conservantes, espessantes e outras “cositas más” fazem parte da lista de ingredientes deste produto tão popularmente consumido.

Para uma alimentação mais saudável, nutricionalmente eficiente e muito, mas muito mesmo, mais saborosa, sugiro que vocês tentem, ao menos uma vezinha, fazer seu próprio iogurte.

Antes de começarmos com os ingredientes e o preparo, vamos aos cuidados para armazená-lo:

Separe um frasco de vidro desses pesados, à prova de calor,  com capacidade para 01 litro. Para esterilizá-lo , lave-o bem com detergente neutro e enxágue em água corrente abundante. Depois coloque água fervente  e deixe-o descansar por cinco minutos. Despeje a água fora e deixe o vidro secar naturalmente sobre um pano limpo.

ioogurete 6

INGREDIENTES:

Eu prefiro fazer com leite integral, de preferencia o tipo A de saquinho, pois a consistência me agrada mais. Porém, como ele vai ser um alimento mais rico em gordura e, consequentemente,  em calorias,  restrinja seu consumo caso você esteja controlando o seu consumo calórico.

1 l de leite integral
60 g  de iogurte natural integral leite

PREPARO:

Aqueça o leite em uma panela equipado com um termômetro, ou usar um termômetro de leitura instantânea , até que o leite atinge 82 º C.

Retire do fogo .

iogurte 3

Quando a temperatura cai para 45 º C , misture a 1/4 de xícara de iogurte,  mexa bem e em seguida, despeje a mistura no frasco higienizado.

iogurte 4

Tampe bem e coloque o iogurte em um lugar um pouco abafado. Eu costumo deixar dentro do forno desligado em com a luz acessa para aumentar um pouco o calor do ambiente.  Deixe em repouso por 10 a 12 horas . Um maior tempo de fermentação vai produzir um iogurte mais azedo.

Passadas as 12 horas refrigere o iogurte completamente,  por pelo menos três horas . Gelado o iogurte vai engrossar e adquirir sua consistência característica.

Reserve 60g na geladeira para preparar a próxima leva.

Consuma seu iogurte com frutas picas, geléias caseiras, granola, em molho de saldas ou como sua vontade e imaginação mandarem!

Depois de fazer seu próprio iogurte você nunca mais vai querer consumir outro tipo!

Enjoy!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s