Uso integral dos alimentos: Torta de Talos

Imagem

Do ponto de vista gastronômico, alguns ingredientes, ou alguma de suas partes, são consideradas “mais nobres”. Isso por que nós, chefs de cozinha, entendemos que, na busca para atingir a execução perfeita de um prato, critérios como sabor, cor e textura, são os elementos essenciais para proporcionar uma experiência única ao comensal. Desse modo elegemos alguns ingredientes, ou parte deles, e os elevamos ao status de nobres iguarias ditando as regras do que deve e do que não deve estar nas mesas dos principais restaurantes e, por consequência, na sua mesa também.

Contudo a triste verdade é que não sabemos de nada! Nadinha mesmo… Olhem que corro o risco de ser defenestrada por meus colegas de profissão…

Depois de ditadas as “regras” a maioria dos chefs passa a segui-las sem questionar, afinal todos sabemos como o status quo é confortável… E é assim que passamos a jogar fora ou a ignorar alimentos, ou suas partes, perfeitamente adequados ao consumo sem nem percebermos o quanto estamos desperdiçando de nosso suado dinheirinho, do nosso tempo e dos recursos de nossa mãe Terra.

Quando falamos do CONSUMO INTEGRAL DOS ALIMENTOS estamos justamente propondo uma maneira diferente de pensar sobre os ingredientes, sobre o consumo e sobre os impactos de nossas escolhas alimentares no planeta.

CONSUMO INTEGRAL é uma maneira inteligente de usar os recursos alimentares de que dispomos usando talos, folhas, caules e sementes que seriam descartadas , em preparações nutritivas, deliciosas e conscientes.

Isto posto, aproveito para introduzir uma série de receitas de pratos que aproveitam essas iguarias maravilhosas que outrora estavam indo para o lixo de nossas casas.

Hoje para começar usaremos uma clássica receita de TORTA DE TALOS;

Massa:
. 02 ovos
. 03 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
. 1/2 xícara (chá) de óleo de girassol
. 1 xícara (chá) de leite semi-desnatado
. 1/2 xícara de fubá de milho
. 01 xícara de farinha de trigo integral
. 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.
Pimenta do reino branca e noz moscada a gosto

Recheio:
. 1/2 colher (sopa) de óleo de girassol

. 1 cebola pequena picada

. 1 xícara (chá) de talos picados (couve, couve-flor, brócolis, espinafre, etc… )

. 1 xícara (chá) de folhas verdes picadas (brócolis, cenoura, beterraba, espinafre)

. 2/3 xícara (chá) de queijo mussarela cortada em cubos

02 dentes de alho amassados

. Sal e pimenta a gosto

PREPARO:

Recheio: Em uma panela aqueça o óleo, refogue rapidamente a cebola e alho, os talos e refogue por 03 minutos. Junte as folhas e refogue por mais 02 minutos. Tempere com o sal a pimenta e desligue o fogo. Reserve.

Massa: No liquidificador, bata os ovos, o queijo ralado, o óleo, o leite, o fubá de milho, a farinha de trigo e o fermento.

Em uma forma, untada e esfarinhada, coloque metade da massa, junte o recheio refogado e por cima dele disponha os cubos de mussarela, cubra com o restante da massa.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse até dourar (cerca de 30 minutos).

Dica: No dia anterior faça uma salada bem variada como folhas de espinafre cruas, florzinha de brócolis e couve-flor cozidas no vapor, cenoura ralada e folhas verdes. Guarde os talos e folhas não utilizadas e use-os no dia seguinte para o preparo da torta!

FOTO DE:

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria

Anúncios

One thought on “Uso integral dos alimentos: Torta de Talos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s