LIGHT xDIET
Se existem dois conceitos que causam confusão aos consumidores esses são os campeões e, erroneamente, são considerados sinônimos por muitos.
É importante conhecermos aquilo que estamos comprando especialmente quando podem comprometer nossa saúde ou o sucesso de uma meta dietética.
Vejamos se consigo ajudá-los a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto:
LIGHT: são produtos com baixo valor calórico, têm uma redução mínima de 25% de calorias comparados aos originais. É indicado principalmente para dietas de perda peso. Atenção ao detalhe, redução de calorias não significa a subtração total de algum componente ou nutriente, como açúcar por exemplo. É possível reduzir substancialmente as calorias de um produto apenas diminuindo as quantidades originais de componentes tais como lactose, sódio, lipídios, açúcar ou carboidratos. De modo que o produto light não é indicado para dietas específicas como aquelas destinadas aos diabéticos, cardíacos, celíacos.
DIET: quando um ou mais nutrientes são excluídos do produto original a fim de atender a necessidades de dietas especialmente restritivas como é o caso dos diabéticos (exclusão de açúcar) e celíacos (exclusão do glúten). Assim um produto sem glúten é um produto destinado ao público que não pode consumir esse nutriente (celíacos principalmente), mas não é necessariamente é indicado para aqueles que fazem dieta para perder peso, pois pode ter valor calórico ainda maior que o original. O que vale também para produtos sem açúcar, sem lactose, sem sódio… Diet não é, portanto, sinônimo de baixo valor calórico.
Espero ter ajudado um pouquinho meus queridos…
Abraços a todos!
Foto: http://www.professorevandro.com