Leia tudo antes de xingar a blogueira

9

É isso aí queridos, antes de fazer cara de espanto e começar a xingar a blogueira quando algo der errado em suas aventuras culinárias, preste atenção ao post a seguir:

LEIA TUDO ANTES – especialmente se for a primeira vez, sempre tem alguma dica ou segredinho ao longo do texto, então seja paciente e gaste alguns minutos lendo o post completo antes de correr para a cozinha.

SIGA A RECEITA A RISCA: quando fazemos uma receita pela primeira vez é importante seguir todas as instruções a risca, caso o resultado não seja de nosso agrado ou se gostamos de aventuras podemos fazer as substituições e adaptações que nos derem na telha. Não esqueçam de anotar no seu caderninho (mesmo que seja uma “nota mental”) as suas impressões sobre os resultados.

SIMILAR NÃO É IGUAL: é importante ter em mente que alguns ingredientes são INSUBSTITUÍVEIS por seus ditos “similares” , um exemplo é a manteiga. É isso aí MARGARINA NÃO É MANTEIGA! Nunca, em nenhuma circunstância, usando a margarina você vai conseguir o mesmo resultado da manteiga, rainha de todas as gorduras! E se você pensa o contrário sugiro que saia correndo da cozinha e nunca mais volte, ou corre o risco de seus utensílios criarem vida e te executarem por heresia. O mesmo  acontece com o azeite de oliva, nenhum outro óleo vegetal vai ter as mesmas características, então se está sem grana para gastar faça outra receita. Assim se estiver pensando em substituições fique preparado para um resultado totalmente diferente do proposto na receita, e assuma a bronca baby.

MARCAS IMPORTAM SIM: tem gente que gasta uma nota para exibir carimbos de grife em tudo que é peça de roupa mas na hora de comprar comida escolhe sempre o mais barato. Bad news baby! Depois de alguns anos na cozinha descobrimos que sim, marca importa sim, tem produtos que nem deveriam estar nas prateleiras dos supermercados, mas já que estão devemos deixá-los por lá, virar a cara e passar direto. Coloque no seu carrinho apenas produtos de qualidade e de marcas reconhecidas, sempre que possível procure os orgânicos e produtos sem conservantes e corantes. Depois vou colocar algumas sugestões de produtos que acho indispensáveis para um despensa básica… outra hora, outro post. Então quando a blogueira sugerir uma marca tente achar a dita cuja indicada e outra hora procure por novas marcas que vc perceba que se equivalem (não esqueça de avisar a gente! especialmente se sua descoberta economizar alguns reais). Um exemplo muito importante de marca é o tahine (pasta de gergelim muito usada na culinária árabe), sempre usei uma marca nacional e obtinha resultados razoáveis, mas nunca UAU! E eu gosto de UAU, UAU é o que faz a tarde na cozinha valer a pena… Aí uma amiga libanesa me indicou o tahine da marca ZINNY… e… UAUS, muitos,  sempre que faço meu hommus e outras cositas das arábias.

ATENÇÃO AS DICAS: sempre deixamos, tão carinhosamente, dicas e sugestões tais como tamanho ou material das formas, ou o uso de papel manteiga, temperatura de forno, altura da grade, temperatura de serviço e tantas outras. Poxa! Sigam as dicas! Nós quebramos a cabeça e gastamos um precioso tempo testando e trabalhando para dar a vocês o “mapa do tesouro” e tem gente que ainda quer pegar atalhos! Já disse, hein… Depois não xingue a blogueira!

Ai ai… por agora é só …

P. S.: E para aqueles que ainda insistem que margarina é manteiga deixo o link para um artigo que vai mudar sua vida:

http://www.gyorgyscrinis.com/GS-Sorry-Marge.pdf

Beijocas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s