VARIEDADES DE TOFU


Puxa, hoje me dei conta de que estou completando cinco meses de empreitada vegetariana. Se consegui parar de contar os dias vocês podem imaginar que o processo está muito fácil agora. E está, não tem mais nenhum touro me perseguindo em meus sonhos, ufa! 

Mas vamos ao que interessa… 

Em meus encontros com os alunos, ou outros interessados no vegetarianismo, sempre me perguntam sobre o tofu, os tipos e usos para ele. Pode ser um pouco confuso mesmo, são várias marcas no mercado e para ajudar nossa legislação não é muito rígida com relação as especificações das variedades. Também dependerá muito da qualidade dos supermercados e feiras da sua cidade, nem sempre é muito fácil encontrar todas as versões. As mais comuns são o Firme, Soft e Defumado. 

Olha, antes de entrarmos nos detalhes sobre cada tipo, é bom deixar registrado que TOFU NÃO É QUEIJO! É muito comum a denominação “queijo de soja” para o tofu, mas queridos: queijo é queijo e tofu é tofu! Pode ser desalentador para alguém que vá prová-lo pela primeira vez e espere algo, ainda que remotamente, semelhante ao queijo.  Para começar o tofu não tem a que, talvez, seja uma das mais sedutoras características do subproduto do leite: derreter ao ser aquecido. O consumo do tofu é uma opção saudável e, com alguma criatividade, pode ser bastante prazerosa, mas devemos deixar os queijos beeeem longe da equação, combinado???

Silken Tofu:  lembra um iogurte. Não tem nenhuma resistência para desmanchar e misturar com os outros ingredientes e tem um sabor bem suave. É próprio para ser utilizado em molhos, dips, patês, frapês, milk-shakes, panquecas, bolos, sobremesas, cremes, ou simplesmente consuma-o com mel ou geléia. (Calorias: 54 kcal/100 g – 4,8 g de proteína)

Soft Tofu: Perfeito para souflés, é cremoso, tem uma textura semelhante ao creamcheese Pode ser usado em sobremesas, dips, omeletes, molhos, ou no lugar do creme de leite ou dos ovos nas receitas. (Calorias 63 kcal/100 g – 5,6 g de proteína)

Extra Soft Tofu: tem a textura semelhante a de maionese e é uma opção para substituí-la, como o tofu silk pode ser usado em molhos, cremes, dips, shakes. (Calorias 70 kcal/100 g)

Tofu Firme: os caseiros podem ser um pouco secos e farelentos, mas tem opções bastante macias e que podem ser cortadas em fatias grossas e cubos para usar em: saladas, grelhados, frituras, hambúrguer, massas, sopas, sanduíches, com legumes, etc… (Calorias 80 kcal/100 g – 10 g de proteína)  

Extra Firme: bem semelhante ao firme e tem praticamente os mesmos usos, a escolha fica mais de acordo com os gostos de cada um. Usado em: grelhados, frituras, hambúrguer e sanduíches. (Calorias 90 kcal/100g)

TOFU DEFUMADO: na verdade praticamente todas as versões acima podem ser encontradas variedade defumada, que nada mais é do que submete-lo a técnica usada para deixar aquele sabor de “fumaça”. As versões defumadas podem dar uma charme a mais na sua receita, infelizmente são bem mais caras. Uma dica é usar alguns pedacinhos para dar sabor a feijoada vegan: DELÍCIA!!! 

Queridos, por hoje é só! 
Abraços e boa semana para nós… 
Anúncios

One thought on “VARIEDADES DE TOFU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s