Farinha de Grão de Bico

Já havia publicado essa receita antes, mas como comentei a respeito em nossa aula trago aqui novamente… A farinha de grão de bico é uma ótima opção para quem não pode consumir o glúten, mas é uma delicia e deve ser usada mesmo por quem não tem restrições alimentares. É uma pena que aqui no Brasil seja tão difícil de encontrar. 
Farinha de Grão de Bico:
INGREDIENTES:
500g de grão de bico
Assadeira grande
Processador de alimentos
PREPARO:
Deixe o grão de bico de molho por 12h, em dois litros de água filtrada.
Escorra e lave o grão em água corrente.
Cozinhe até que comecem a ficar macios, porém não a ponto de desmanchar.
Escorra e coloque em assadeira grande o suficiente para espalhar bem os grãos e não deixa-los sobrepostos.
Pré aqueça o forno a 200ºC.
Leve a assadeira com os grãos ao forno. Deve deixá-los assar até que estejam bem torrados, como amendoim. A cada 15min revire os grãos com uma espátula para que tostem por igual.
O processo de torra é demorado, cerca de três horas, dependendo do seu forno, então a dica é: no dia em que for fazer a farinha aproveite para assar cookies ou outras bolachinhas, até mesmo um bolo. Assim aproveitamos o gás, além de economizarmos nosso dinheirinho: essa é uma atitude bem VERDE.
Depois de assado os grãos devem esfriar por completo. Certifique-se de que está completamente na temperatura ambiente e leve ao processador para moer. Para essa quantidade moa em três porções distintas para não forçar muito o motor do seu processador e também para garantir que todos os grãos sejam bem moídos. É possível obter uma farinha bem fina depois de peneirar, mas é preciso paciência, algumas vezes é necessário levar para moer novamente. O resíduo que sobra na peneira não deve ser descartado, ele é fantástico para engrossar o caldo da sopa ou de um frango de panela… Ou o que sua criatividade permitir. Mais uma vez gostaria de lembrar a importância de utilizarmos o melhor possível nossos recursos e evitar desperdícios.
Anúncios

One thought on “Farinha de Grão de Bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s