DIA 01

Olá queridos,

Hoje começa meu Ano Verde, mas antes vou esclarecer do que vai se tratar essa aventura.

Há vários anos trabalho em minhas aulas de culinária a cozinha vegetariana. Mas até agosto deste ano eram momentos isolados dentro de um calendário anual. Este ano iniciamos o projeto DIA VERDE,  que consiste em uma aula mensal de CULINÁRIA VEGAN. Nesses encontros, e em todas as relações que tenho estabelecido neles, sempre sou questionada a respeito das razões de meu envolvimento com a cozinha verde, visto que eu mesma não sou adepta da dieta. Bem… Como costumo dizer aos meus alunos e amigos, eu adoro um bom desafio, e adoro a boa mesa, viram onde isso vai dar, né?

Sabem… Não tenho nenhuma religião definida, mas acredito que exista um algo mais do lado de lá; não torço para nenhum time, embora tenha uma simpatia pelo São Paulo; acho o mundo grande e interessante demais para eleger um lugar preferido; adoro o vermelho, mas cada cor tem seu lugar como minha favorita dependendo de meu humor… Apenas uma coisa é estável, certa, imutável em minha filosofia de vida: comer bem. No matter what! De modo que derrubar por terra o paradigma de que a abstenção do consumo da carne e seus derivados implica, necessariamente, em refeições insípidas é a principal motivação desse trabalho. É lugar comum entre os não vegetarianos a crença de que a alimentação vegetariana é algo sem “graça” e sem o menor apelo gastronômico. No nosso DIA VERDE estamos mensalmente provando o contrário, nossos pratos são saborosos, bonitos e atraentes a qualquer pessoa, independente de suas escolhas dietéticas.

Depois de alguns meses de trabalho e dos novos relacionamentos surgidos no caminho, percebi que o desafio de cozinhar não estaria completo sem a experiência de viver dessa alimentação e aprender com todos os aspectos, direta ou indiretamente, envolvidos nessa escolha. Assim começo MEU ANO VERDE, 365 dias de dieta vegetariana descritos diariamente nesse espaço. Escolhi a opção do protovegetarianismo, fazendo uso de ovos e laticínios, mas a medida em que for me adaptando a nova escolha vou abrindo mão de todos os produtos de origem animal. As receitas e os percalços do caminho estarão todos publicados aqui. Começo deixando para vocês um link com um artigo que tenta definir os termos VEGAN, VEGETARINO E PROTOVEGETARIANO, que tanto confundem até aos adeptos da dieta verde:

http://sociedadevegana.org/index.php?option=com_content&view=article&id=27:protovegetarianismo&catid=18:textos-fundamentais&Itemid=15


Abraços a todos!

Anúncios

One thought on “DIA 01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s