Contradição, Hipocrisia ou apenas o "Jeitinho Brasileiro"

Quem já leu o livro A Cabeça do Brasileiro, de Alberto Carlos Almeida ,consegue imaginar o rumo que tomará nossa prosa. O livro é uma pesquisa que revela o que pensam os brasileiros sobre vários temas, como ética, sexualidade, religião, corrupção, e outros tantos.

No que diz respeito em particular ao capítulo sobre corrupção, Almeida faz um estudo sobre o entendimento comparado dos conceitos corrupção, “jeitinho brasileiro” e o favor. O resultado é bastante curioso. As maioria das pessoas identifica de maneira muito clara o que é corrupção quando se trata de fatos e eventos de grande repercussão. Entretanto, quando, por exemplo, o sujeito quer fazer uma viagem com os amigos e seu amigo dentista “dá um jeitinho” e arruma um atestado de afastamento para o trabalho, está tudo certo. O “jeitinho brasileiro” é um padrão moral amplamente difundido e aceito pela sociedade e pode ter as mais diversas facetas. Pode ser o atestado médico que um amigo te dá; guardar lugar na fila; o amigo funcionário de fórum que faz a mágica de seu processo ter as vistas do juiz muito antes de outros que aguardam mofando nas filas do nosso judiciário. As possibilidades são infinitas, limitadas apenas pela tão valorizada criatividade do nosso povo.

Bem… quem está acostumado a ver apenas posts de receitas por aqui deve estar se perguntando aonde estou indo com isso… Já chego lá… Já já.

Como sabem, iniciei um projeto chamado DIA VERDE, que é o dia em que minha aula é dedicada a culinária vegan. Bem, bem… Quando comecei a divulgar a idéia tive as mais diversas reações, e olhem lá, acho mesmo que todas elas são válidas, tenho um enorme respeito por quem defende seu ponto de vista. Mas então… Entre os mais dogmáticos tive algumas respostas até mesmo agressivas e fui obrigada a apagar alguns recados no orkut, visto que a discussão ultrapassou os limites da civilidade. Alguns se negaram a participar dos encontros e outros me  renegaram ao mais absoluto silêncio. Ok… Cada um defende a sua bandeira, né?

Mas não é que né não! Né nada, para ser mais exata. Afinal de contas o motivo desses calores todos é o fato, nunca omitido, de que eu própria não sou adepta da dieta vegan. E muitas pessoas deixaram bem claro que meu comportamento (na opnião deles!!!) é no mínimo contraditório para não dizer hipócrita. O que uma onívora tem que se meter a ensinar, a dar aulas de culinária vegan?!?

Pois então imaginem qual não foi a minha surpresa quando na última quarta DIA VERDE fico sabendo que o material com as minhas receitas está sendo repassadas a um sem número de pessoas, muitas das quais se negaram e se negam a participar nas minhas aulas.

Ora ora… Vamos revisar então os acontecimentos: dou aulas porque adoro e porque sou muito, mas muito boa mesmo, no que faço. Dou aulas de vegan por ser um desafio maravilhoso e por ser simpática a causa e na esperança de contribuir com algo. Recebi vários recados de vegans ressentidos com meu projeto por acharem que eu não tinha direito de contribuir. Nunca, nunquinha mesmo, escondi o fato de que sou onívora. Não me protejo sob o manto de nenhuma ideologia e nem finjo uma falsa ingenuidade ou ignorância sobre a roda que faz o mundo girar. Faço que faço por que gosto, mas não por caridade, afinal todos temos que ter pãozinho na mesa de manhã, ou não?

E essa então, senhoras e senhores, é a minha deixa para perguntar: Uma onívora dando aulas de culinária vegan é considerada, na melhor das hipóteses, uma contradição. Do que então podemos chamar aqueles que se negam a participar das aulas (ei, e pagar por elas, é claro!) mas não tem nenhum problema em usar o material que é resultado de muita dedicação e suor da onívora aqui?!!?

Ajustem o discurso a prática! Mais sinceridade senhora e senhores… mais sinceridade…

Anúncios

One thought on “Contradição, Hipocrisia ou apenas o "Jeitinho Brasileiro"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s