FINGER FOOD

Antes de mais nada é necessário esclarecer: o que é FINGER FOOD afinal? Uma tradução um pouco simplista seria comida para comer com os dedos, mas não é apenas isso. A proposta do finger food é simplificar a arte de servir sem perder o encanto e a sofisticação. Mas é preciso esclarecer que nem tudo que se come usando as mãos pode ser servido para receber convidados, é preciso muito bom senso na hora de eleger as iguarias e muita criatividade na combinação dos ingredientes.

A idéia de dispensar o uso de talheres ou o arranjo formal de uma mesa não é exatamente uma novidade. Embora possa causar estranhamento para alguns, faz parte dos hábitos diários de vários povos do Oriente Médio e exemplos não faltam, como a shawarma ou o mezze no Líbano.

A diferença, talvez, da febre finger food no ocidente seja justamente o conceito… Aqui essa é uma modalidade de serviço relacionada a festas e recepções descoladas e moderninhas. E é também uma forma divertida e inovadora de servir sem por isso perder nada em charme ou em classe.

O nosso bem conhecido canapé é um bom exemplo de finger food, mas não é o único. As possibilidades de criar dentro do conceito de comidinhas servidas para se comer em poucos bocados são do tamanho da sua criatividade.

Para tanto é preciso observar alguns critérios básicos:

· Bases e ingredientes inovadores.

· Variar as cores e texturas dos ingredientes.

· Utilizar acessórios inusitados para servir como sopinhas em xícaras de chá ou cuscuz marroquino em copinhos de trago de pinga.

· Lembrar de que tudo deve ser servido em pequeninas porções e para isso todos os ingredientes devem ser manter a proporção. Neste caso, por exemplo, se for fazer um salpicão lembre-se de que cada item deve ser minimamente picado.

· Capriche no visual, finger food come-se primeiro com os olhos.

· E por último faça a gentileza de dispor guardanapos próximos as porções e lixeiras discretamente dispostas pelo ambiente para que seus convidados possam descartar palitinhos e copinhos tranquilamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s