Resolvi preparar o SEITAN embora a princípio a idéia me assustasse um pouco. Acabei descobrindo que, na verdade, é mais trabalhoso do que difícil. O resultado acabou agradando a todos em casa. Meus filhos adoraram, e olha que eles são meus críticos mais sinceros.
Pesquisei e testei algumas receitinhas de alguns livros e blogs e acabei ficando uma tirada do blog COISINHAS VEGANAS.
http://coisinhasveganas.blogspot.com/search?q=seitan
INGREDIENTES:
01 kg de trigo
01 xícara de alho poró limpo e picado
04 dentes de alho limpos e picados
02 cebolas grandes limpas e picadas grosseiramente
1/2 pimentão vermelho picado
01 xícara de cheiro verde limpo e picado
01 xícara de shoyu (versão pouco sódio)
02 colheres de sopa de azeite de oliva
PREPARO:
Coloque o trigo em uma bol funda o bastante para vc trabalhar.
Vá adicionando água aos poucos… Trabalhando a massa sempre para não perder o ponto. Trabalhe até que fique uma massa elástica, em que seja possível fazer uma bola. Transfira para uma bol limpa.
Cubra com água gelada filtrada.
Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por aproximadamente 08 horas. O objetivo dessa etapa é liberar o amido e deixar apenas o glúten na massa.
Depois de oito horas a água estará bastante turva:
é o amido que foi liberado na água. Não se assuste!!!
Passe a massa para uma peneira e lave bastante em água corrente.
Lave até que a água saia transparente. Depois esprema bem a massa para tirar o excesso de líquidos.
Veja como o amido sai da massa… O produto restante será uma massa bastante elástica e muito proteica.
Este é o aspecto final da massa.
Nessa etapa coloque uma panela de pressão no fogo. Deixe que a penela esquente bastante. Coloque o azeite e junte a cebola. Doure bastante a cebola, não se preocupe se alguns pedacinhos ficarem um pouco escuros. A cebola bem escurinha, além de dar um gosto muuuito legal ao seitan, vai ajudar na pigmentação.
Depois que a cebola estiver bastante dourada coloque o pimentão, o alho e o alho poró. Deixe que refogue um pouco. Coloque o restante dos ingredientes e encha a panela com água.
Corte a bola de massa em fatias largas (dois centímetros mais ou menos). Não precisa ser muito preciso, mas tente manter uma espessura semelhante para que cozinhem igualmente. A massa é meio melequenta… Assim as fatias ficarão meio estranhas, mas é assim mesmo. Disponha as fatias na panela com os temperos e água. Tampe e deixe pegar pressão. Depois que pegar pressão cozinhe por trinta minutos.
Essa é a aparência do seitan quando retirado da pressão. A cor não ficou muito uniforme porque não coloquei muita água e o caldo secou rápido. Assim cuide para que tenha água o bastante para que o seitan continue coberto mesmo depois dos trinta minutos na pressão.
O sabor e a textura ficaram ótimos.
O caldo que sobrou na panela coei e usei para um molho…
Esse é o meu seitan “molho madeira” . Engrossei levemente o molho coado da panela com uma colher de amido de milho. Deixei algumas fatias de seitan no molho para pegarem sabor. Ferveram por quinze minutos em fogo baixo.
Na hora de servir salpiquei um bom maço de cebolinha verde picada e… Voilá!!!
Espero que gostem…
Bom apetite para vocês!!!
Amiga…parabens amei essa receitinha….mas queria saber se nao fizer na panela de pressao ,pode ser tambem????beijinhos e super felizzzzzzzzzzz por vc!!!