LIVRO: Receitas especiais sem glúten, trigo ou sem laticínios

Título: Receitas Especiais Sem Glúten, Sem Trigo ou Sem Laticínios
Autor: Grace Cheetham
Editora: Publifolha

Não é tarefa simples criar pratos sem glutén. A proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio entre outras é a principal responsável pela elasticidade das massas e por manter a umidade destas.  O resultado das experiencias muitas vezes acaba sendo frustrante e os intolerantes ao glúten acabam abrindo mão das massas em sua dieta.

Nesse sentido o livro de Cheetham é um grande alento. Particularmente gostei muito das receitas básicas como a de massa podre  ou molho branco. Com um pouco de criatividade podem servir de base para várias delícias.

São 100 receitas especialmente elaboradas para quem tem restrição alimentar a glúten, trigo ou laticínios. A autora reúne as receitas em sete seções: receitas básicas, cafés da manhã energéticos, almoços completos, jantares, chás e lanches, além de bolos e sobremesas tradicionais. Todas as receitas contém legendas indicativas dos conteúdos como lactose, castanhas ou nozes, glúten e outras.

Algumas receitas, incluindo a de massa podre, usam a farinha de grão de bico a qua,l vocês irão constatar, não é muito fácil de encontrar no mercado, mesmo em casas especializadas em produtos naturais. Como não encontrei pronta preparei minha própria farinha em casa, postarei a receita depois.

Em resumo, um bote salva vidas para quem não quer ou não pode ingerir gluten, mas não abre mão de uma refeição saborosa.

Vale a pena ter na estante.

Até mais e boa leitura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s