Hamburguer de feijão azuki

azuki

Hambúrguer de Feijão Azuki (ou soja vermelha)

INGREDIENTES:
02 xícaras de feijão azuki
01 xícara de arroz integral tipo cateto
½ xícara de salsinha picada
½ xícara de cebolinha verde picada
½ xícara de cebola picada
02 dentes de alho ralados
05 colheres de sopa de molho de tomate
04 colheres de sopa de azeite de oliva
Pimenta-do-reino branca em pó (a gosto)
Sal marinho (a gosto)
01 folhas de louro fresco ou seco
02 litros de caldo de legumes
04 xícaras de farinha de rosca

PREPARO:
O feijão azuki deve ser deixado de molho por 12 horas em 01 litro de água filtrada.
Leve o feijão ao fogo com um tablete de caldo de legumes e a folha de louro, utilizar panela de pressão. Cozinhe até que fique bem macio, depois que a panela pegar pressão são cerca de 10 minutos. Escora e reserve, o caldo do cozimento pode ser reservado e usado depois como base de sopa. Retire a folha de louro e descarte.

Depois de colocar o feijão para cozer faça o mesmo com o arroz integral. Aqueça o caldo de legumes e coloque o arroz integral. Tampe a panela e deixe em fogo baixo, cozinhe até secar toda água. O arroz deve estar macio o bastante para ser amassado. Se necessário acrescente mais água fervente.
Em um recipiente grande o bastante para todos os ingredientes, coloque o arroz e o feijão ainda mornos e comece a amassá-los com um daqueles amassadores de legumes ou com o garfo. Não é preciso desmanchar todos os grãos, apenas amasse o suficiente para que se pareça um bolo compacto com liga.

Junte todos os ingredientes restantes, exceto a farinha de rosca. Misture bem, confira o sabor e faça os ajustes necessários de tempero. Cubra a vasilha com filme plástico e leve ao refrigerador. Deixe gelar por duas horas no mínimo.

Em uma travessa grande ou assadeira rasa despeje a farinha de rosca. Retire a massa da geladeira e comece a fazer bolotas tipo almôndegas grandes, cerca de duas colheres de sopa de massa. Disponha as almôndegas sobre a farinha rosca com espaço entre elas o suficiente para que possam ser achatadas posteriormente. Prontas as bolinhas achate-as com delicadeza sobre a farinha de rosca e depois vire para passar farinha do outro lado.

Pré-aqueça o forno a 200º. Em uma assadeira untada disponha os hambúrgueres delicadamente. Leve ao forno até que a farinha fique dourada, cerca de vinte minutos.
Sirva com salada de folhas frescas com manjericão e tenras rodelas de tomate. Regue tudo com azeite de oliva. E… Bom apetite!

COMPLEXIDADE: Fácil
RENDIMENTO: aproximadamente 20 unidades

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s