Um pouco mais Slow…

Não é possível pensar em um futuro próspero para nossos filhos sem que adotemos uma atitude mais responsável com relação as nossas escolhas cotidianas.  Sabem? Não é apenas comprar um modelo de carro mais econômico ou separar o lixo para reciclagem… Pequenos gestos diários como usar as sacolas retornáveis quando formos às compras ou preferir produtos orgânicos certificados para levar a mesa de nossos pimpolhos, fazem uma grande diferença.

Como mãe sei bem que às vezes um macarrãozinho instantâneo é uma bóia salva-vidas, por isso não sou adepta de atitudes muito radicais… Vou sempre cometer meus pecados. Além disso, quem pode dizer não aos “Macs” depois que eles começam a freqüentar a escola? De qualquer modo, alguns movimentos, se não para serem seguidos a risca, servem ao menos como inspiração para mudanças de hábitos. Mudanças que podem representar uma diferença fundamental na qualidade de vida de nossos filhotes.

Nessa busca por um mundo mais saudável para legarmos às próximas gerações conheci a filosofia do movimento SLOWFOOD. Associação internacional criada por Carlo Petrini em 1986. O movimento slowfood nasceu para se contrapor ao fastfood e todas as suas consequencias na cultura gastronomica de muitos países. Andando de mãos dadas com a filosofia da sustentabilidade o slowfood segue o conceito de ecogastronomia. Por essa razão valoriza os ingredientes e o preparo do prato e reconhece a relação destes com o planeta. Os pilares de sustentação do movimento são os seus três princípios básicos e interrelacionados que definem o alimento como bom, limpo e justo.

O Slowfood tem seu braço no Brasil, o Slowfood Brasil, na página deles é possivel conhecer detalhes sobre a instituição, sua filosofia e também trás receitinhas excelentes. Deixo abaixo o link deles e de outras coisinhas interessantes sobre o tema…

http://www.slowfoodbrasil.com/

http://thestonesoup.com/blog/ aqui a chef segue o conceito de cozinha minimalista ou a máxima onde “menos é mais” os seus pratos contém no máximo cinco ingredientes e valorizam o sabor natural destes. Vale conferir

http://www.atitudesustentavelonline.com.br/

Abraços

Boa Leitura e Bom Apetite!!!

Anúncios

One thought on “Um pouco mais Slow…

  1. Concordo plenamente amiga!!! Bom, tu sabe que eu saio por aí brigando com quem joga lixo na rua, faz tudo errado, e sabe que só como verde né…com excessão do café, dos chips, chocolate e da batata frita, porque eu sou humana, e por natureza eu tenho falhas. Mas acho que não basta pregar tudo isso para as futuras gerações, se não demonstrarmos na prática o que é melhor a se fazer, é por esse pensamento errado e pessimista, de que ninguém faz, portanto não precisamos fazer, que as coisas continuam as mesmas, a mentalidade humana é que atrasa e atrapalha os acontecimentos. Se cada um fizer a sua parte, se preocupar com o pouco que lhe compete, conseguiremos efetuar uma grande mudança no todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s