Ontem foi comemorado o dia do índio no Brasil e, a despeito das polêmicas que cercam a data, eu resolvi prestar minha homenagem.
Dentro do meu espírito atual de testar receitas para aqueles com necessidades especiais e inspirada pelo 19 de abril resolvi preparar alguns pratos com mandioca.
Mandioca, macaxeira ou aipim? O nome é o que menos importa… A mandioca é uma raiz que foi a base da alimentação dos indígenas da América Latina e que ainda é parte importante da cultura alimentar no Norte e Nordeste do Brasil.
Eu acho que posso dizer que adoro todas as variações de preparo que já comi. Mas além de uma delícia a mandioca também é muito nutritiva. Ela rica em carboidratos complexos, o que quer dizer que ela é capaz de oferecer tanta energia quanto o arroz, as massas ou a batata, mas não é convertida em gordura com a mesma facilidade que os concorrentes. Além disso, o trigo branco e o arroz refinado perdem também na quantidade de fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino.
Deixarei alguns links para quem se interessar em obter mais informações a respeito.
Como os derivados da mandioca não possuem glúten, a receita abaixo é especialmente indicada para os celíacos, mas qualquer um pode aproveitar.
BISCOITO DE POLVILHO:
INGREDIENTES:
- 1 copo de leite (180ml)
- 1 copo de óleo (180ml)
- 1/2 kg de polvilho azedo
- 1 colher de sopa de sal
- 1 ovo
- 1 copo pequeno de água fria
PREPARO:
- Em uma vasilha funda, misturar o polvilho e o sal
- Ferver o leite e o óleo e misturar com o polvilho
- Acrescentar o ovo e depois a água fria aos poucos
- Bater na batedeira e colocar a massa dentro de um saco de confeitar
- Moldar os biscoitos em um tabuleiro, sem untar, e levar para assar em forno quente
DICAS:
A massa é meio grudenta, mas é assim mesmo, e também é importante o uso da batedeira, bater bem e se certificar de que a massa esteja bem homogênea.
Deixe esfriar bem os biscoitos antes que guardar, para que permaneçam crocantes.
Uma canequinha de café e bom apetite!!!
Interessante saber que não é covertida em gordura tão rapido… vai me dar tempo de ir na academia correr pra queimar antes de ir parar na minha barriga hehehe
Com café deve ficar uma delicia mesmo *-*